"Material
Materiais diversos: Plasticina, cortiça, clipes, ferro, pedaço de madeira, berlindes e esferovite.
Taça com água
Objectos que se afundam, objectos que flutuam
Pega numa bola grande de plasticina, nos berlindes e nos restantes materiais (cortiça, clipes, pedaços de madeira) e coloca-os na taça com água. Que observas? Alguns objectos vão ao fundo, como a plasticina, os berlindes o ferro e os clipes, mas outros, como a cortiça a esferovite e a madeira, ficam a flutuar.
Porquê? Bem, podes dizer que os que vão ao fundo são pesados e os que flutuam são leves. Então experimenta um prego pequeno e um pedaço de madeira grande. O prego vai ao fundo e a madeira flutua. E qual é mais pesado? Ou então experimenta pegar na bola grande de plasticina que foi ao fundo, faz um barco com ela e põe-no na água, mas sem deixar entrar água no barco! Que vês agora?
Já flutua, não é? E, no entanto, a plasticina é a mesma e pesa o mesmo! Põe os berlindes e os clipes dentro do barco. O barco não vai ao fundo! E tem o peso da plasticina, mais o peso dos berlindes e dos clipes. Porque será?
O afundar ou flutuar de objectos depende do espaço que eles ocupam dentro da água... O pedaço de madeira ocupa um espaço maior dentro da água do que o prego e por isso não vai ao fundo mesmo sendo mais pesado. Quando fizeste um barco com a plasticina ela passou a ocupar um espaço maior dentro da água, embora o peso continuasse o mesmo. É por isso que os barcos de ferro, muito pesados, conseguem flutuar nos rios ou nos mares."
Nós por cá... quisemos experimentar!!!
Muitas das nossas previsões estiveram erradas... foi necessário experimentar e voltar a experimentar!!!!
Também gostamos de registar a experiência, representando as nossas descobertas.
Fizemos algumas descobertas e outras questões se levantaram...
Continuaremos a pesquisar, experimentar e procurar saber mais.
JI de Caires